10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de

Comprar Um Imóvel Na Planta!

É muito comum a aquisição de imóveis na planta. Neste formato de investimento existem muitos atrativos, como por exemplo:

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

. facilidade para pagamento da entrada em função do período da obra;

. preços menores porque o imóvel ainda não está pronto;

. condições especiais de lançamento e promoções;

. prazo para a projeção e programação no que se refere a mobiliário e decoração ou até, projetos de vida;

. para muitos é uma forma de poupar.

E muito mais…

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

Mas é muito importante salientar que como qualquer investimento, existe um certo percentual de risco. E podemos com algumas atitudes minimizá-los.

O que é muito saudável!

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

Tem pessoas que deixam de fazer esse tipo de investimento por terem medo do que pode acontecer no futuro com a construtora, com a economia. Ou até, com relação ao conteúdo do contrato ou a qualidade do imóvel em si.

Na verdade, existem procedimentos que antecedem a compra que vão diminuir estes riscos e favorecer em muito a sua aquisição, resultando em tranquilidade e confiança.

Resolvemos aqui enumerar estas atitudes e, com certeza, se você observar estes detalhes e procedimentos, fará a diferença em seus negócios.

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

1º – É fundamental que a construtora seja idônea. E para que você tenha certeza disto, cheque com o Procon. Busque no site do Tribunal de Justiça se existem processos contra esta empresa.  Busque, também, nas redes sociais sobre as reclamações existentes.   Procure conversar com pessoas que já adquiriram imóveis nesta construtora, principalmente se ela for desconhecida.

2º – Peça para ver o RI ( que é o Registro Imobiliário), que é o registro da incorporação no cartório de registro de imóveis da cidade.

3º – Conheça o Memorial Descritivo, pois nele, está registrado como seu imóvel será entregue, materiais utilizados para acabamentos internos e externos, medidas, móveis das áreas comuns, e etc.

Ele é o documento que vai garantir o formato que você receberá o imóvel.

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

4º – Tenha consciência da sua capacidade de pagamento, caso você opte por financiamento bancário para o saldo que exceder ao valor da entrada.   Os bancos não aceitam que sua renda seja comprometida além de 30% com prestações de imóveis, empréstimos pessoais e automóveis, ou qualquer financiamento que utilize o sistema financeiro.

Dica “doméstica”! 😉

Também é importante, se você já conhece o valor da prestação do financiamento e quer saber qual a renda familiar exigida para garantir este financiamento,  é somente multiplicar o valor da prestação por 3,5 e você encontra o valor aproximado da renda necessária para pagar aquela prestação.

Ou ainda, para saber o valor aproximado da parcela que você vai pagar pelo financiamento (considerando dados pessoais dentro dos padrões do SFH) calcule 1% do valor a ser financiado e você terá o valor da parcela.

É interessante, se possível, já consultar o banco para saber certinho qual o valor que sua renda pode comportar com financiamento habitacional.

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

5º – Lembre-se que normalmente o imóvel corrige mensalmente pelo INCC (que é o Índice Nacional de Custo da Construção). Isto faz com que no final da obra, quando você for efetivamente fazer o financiamento, após sair o habite-se, o imóvel valerá bem mais e terá que caber no seu bolso.

Seu corretor pode e deve fazer todas estas projeções e pesquisas para você.

6º – Tenha muito cuidado com os anúncios que prometem  parcelas muito baixas, pois obviamente o valor do financiamento será bem maior. O ideal é utilizar o período da obra para pagar o máximo possível do bem, reduzindo assim seus custos financeiros.

7º – É importante zelar pela garantia de financiamento junto aos bancos. Caso você não consiga financiar o imóvel, terá que desfazer o negócio perdendo no mínimo 20% do que já pagou.  Isto é contratual, podendo variar em alguns casos. Porém, não podemos desconsiderar a frustração e desgaste que isto ocasiona.

Já se houver algum problema, onde o responsável em desfazer o negócio seja a construtora, é possível reaver 100% do valor que foi pago. Ainda que judicialmente.

10 Coisas Que Você Precisa Fazer Antes de Comprar Um Imóvel Na Planta

8º – É muito bom, também, quando a negociação for registrada por e-mails, que você guarde estes documentos. Ou folder que embasam o negócio, também guarde todos eles, podem ser úteis.

9º –  Não condicione a entrega do imóvel a algum compromisso grande (como data de casamento, nascimento de filho…) para não haver dores de cabeça. Imprevistos podem acontecer!

As construtoras fazem constar em contrato que a entrega pode atrasar ou adiantar em até 180 dias, normalmente.

E finalmente,

10º – Leia atentamente os contratos e não assine caso você tenha dúvidas. Elas devem ser sanadas antes da concretização do negócio. 

Bom…

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil.

E que, à partir de agora, você possa fazer excelentes negócios!

Caso queira receber mais notícias sobre o mercado de imóveis, e ficar por dentro dos assuntos relativos a ele, e se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre as oportunidades do mercado, temos certeza que seremos úteis. Fazemos um trabalho bastante personalizado e que facilita a pesquisa para quem não faz parte do setor imobiliário.

Então, use esta facilidade e fique por dentro de tudo que está acontecendo aqui.

Siga-nos em nossas redes sociais, FacebookInstagramYoutube e deixe seu comentário por lá!

Assine também nossa newsletter, clicando AQUI, e você receberá todas as novidades do site.

Nosso WhatsApp é (48) 98425 8828, será um prazer te conhecer e poder te ajudar a fazer grandes negócios.

Seu contato pode ser por e-mail, se desejar: contato@andreadusik.com

Até mais e um abraço.

Andréa Dusik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *