Afinal, o que é foco?

Afinal, o que é foco?

 

Acontece muito comigo de estar lendo um livro e de repente perceber que não estou compreendendo nada do que leio. Ou estar andando pela casa e esquecer o que eu estava indo fazer. Acontece com você?

Eu sempre falava que não era uma pessoa multitarefa e que não conseguia lavar louça ouvindo música, por exemplo, ou ler sem deixar meu pensamento vagar. Precisava escrever o que estava lendo para fixar alguma coisa. E não me preocupava com isso.

Até que, com a pandemia da COVID, eu comecei a perceber que meu interesse por livros e músicas, principalmente, tinha diminuído muito.

FOCO

Eu dizia que estava sem paciência para ler ou ouvir uma música até o fim.

Então, tratei de pesquisar e ler um pouco sobre o assunto concentração e foco. Percebi que, na realidade, o que parecia estar acontecendo comigo era que eu estava com dificuldades para me manter focada em qualquer atividade que exigisse o mínimo  de atenção.

E me dei conta de que manter o foco em uma coisa de cada vez era importante para mim. Se eu colocasse minha prioridade em entender a letra de uma música em outra língua, a louça não ficava muito bem lavada. Se eu começasse a pensar na minha agenda do dia seguinte, perdia completamente o fio da meada do livro que estava lendo.

 

Foco 1 300x196 - Afinal, o que é foco?

Mas, afinal, o que é foco? Gostei da analogia que dizia que o foco era onde estava o seu eixo, o seu coração. Onde colocamos prioritariamente a nossa atenção e concentramos nosso esforço.

Comecei a ver que, escolher um foco, uma prioridade, uma coisa mais importante naquele momento nutria a minha vontade, fazia com que eu pensasse de forma convergente, separava meus objetivos dos meus sonhos.

Porém, manter um esforço concentrado em uma atividade qualquer não é tão simples. É necessário planejamento e organização. É preciso aprender a escolher e não se recusar a dizer não para aquilo que ficou para trás.

Focar no resultado e mirar nas soluções, entretanto, pode trazer ansiedade de impusermos um ritmo muito pesado. Respeitar o próprio tempo e o tempo do outro é de fundamental importância para este processo.

FOCO

Uma ajudinha para encarar uma jornada como essa é sempre bem-vinda!

Para chegar lá, alguns hábitos podem ajudar:

  • Meditar
  • Evitar distrações
  • Fazer exercícios físicos
  • Descansar adequadamente
  • Evitar o negativo
  • Descobrir a hora da dia em que somos mais produtivos
  • Abusar das listas
  • Explorar a memória
  • Fazer uma tarefa de cada vez e dividi-la em partes
  • Iniciar o dia com as tarefas mais difíceis e menos automáticas que drenam a nossa energia
  • Estabelecer metas claras com prazos suficientes.

Afinal, o que é foco?

Então, reveja seus hábitos, mude suas atitudes e aumente sua produtividade. Você só tem a ganhar. Acredite!

Te convido a conhecer a Fórmula “Encontrando Minha Essência”! Desenvolvemos para que você potencialize suas habilidades físicas, emocionais e espirituais. Fazendo com que a sua qualidade de vida aumente e produza mais satisfação e felicidade.

Desejando conhecer mais sobre a Fórmula “Encontrando Minha Essência”, me chame no WhatsApp e marcamos uma sessão para que eu possa te mostrar a sua metodologia, é on-line e gratuita!

Te aguardo e até lá!

cropped Andrea Dusik 300x300 - Afinal, o que é foco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *