Analisando suas verdades | Inteligência Emocional | Andrea Dusik

Analisando suas verdades!

Quando falamos de vida abundante, e vemos tantas informações sobre esse assunto, logo criamos as nossas verdades em relação a isso. E nem sempre paramos para pensar sobre o que é a verdadeira abundância de vida.

O primeiro livro que fala sobre isso é a bíblia. Onde diz que Jesus veio para trazer vida e vida com abundância, são dois tipos de vida. (O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10) E depois desses existem inumeráveis publicações sobre esse assunto.

Você sabe, com clareza, o que é vida e o que é vida abundante pra você? E sabe o que precisa fazer para possui-las?

Podemos definir vida abundante como uma vida além da vida normal, correto?

1 - Analisando suas verdades | Inteligência Emocional | Andrea Dusik

Com a evolução das pesquisas e da ciência, já está bastante mais claro que a qualidade da nossa vida depende e muito da qualidade da nossa mente. Daquilo que alimentou ou ainda alimenta os nossos pensamentos, as nossas emoções e os nossos sentimentos.

Baseado nisso, conforme a percepção que você tenha de abundância é o resultado da abundância que você provavelmente terá na sua vida! Digo provavelmente, porque depende de outras ações aliadas a essa percepção.

Vamos esclarecer o que é percepção? Podemos dizer que percepção é o discernimento que a sua mente lhe apresenta sobre um evento qualquer.

Por exemplo: Quando existe uma briga entre o casal por alguma razão qualquer. O evento é um só. Mas a percepção de cada um é diferente em relação a ele. Não fosse diferente, não estariam brigando. Cada um entende como verdade a sua percepção.

Analisando suas verdades!

Outro exemplo: Trânsito pesado, um motorista está cuspindo marimbondo por conta da tranqueira, outro está curtindo uma música e bem tranquilo.

O mesmo evento, reações diferentes. Cada um reagindo conforme a sua percepção do que está acontecendo.

Então, a percepção é a lente que você decide usar para ver aquela situação. E ela será verdade para você, até que você conheça, de fato, a verdade.

Se pararmos pra pensar sobre eventos passados e que fizeram mudar a sua percepção sobre eles, vamos notar que fizeram parte da sua evolução.

Para facilitar o entendimento e clarear sua percepção, pense algo que foi desafiador aos seus 7 anos de idade.

Quem sabe arrumar seus brinquedos sempre que acabava de brincar. Garanto que era chato e cansativo. Mas você precisava fazer, era uma das suas tarefas de casa. Mas era um desafio!

Os anos passaram e você agora, com 17 anos, precisa passar no vestibular. É muito desafiador, são muitos candidatos, muitas disciplinas e muito conteúdo. Organizar os brinquedos ou as suas coisas ficou tão fácil, porque o problema agora, é o vestibular. Daí você passa no vestibular, e a questão agora é concluir a universidade. É muito complicado, tem que estudar muito, o custo é alto, o tempo é curto. Arrumar os brinquedos e passar no vestibular não foi nada, mas concluir a faculdade é a questão…

Inteligência Emocional

Então, você se forma! Porém, para conseguir o primeiro emprego da sua carreira é que são elas! Comparado a arrumar os brinquedos, passar no vestibular e concluir a universidade, tem uma distância crucial.

E na sequência, vem casar, criar os filhos, ver os filhos irem embora e é uma sucessão de desafios que não tem fim.

Na verdade, os eventos seguem com a mesma complexidade, o que muda é a sua percepção sobre eles.

Você percebe que você só terá abundância de vida se você avançar e vencer os desafios que a vida lhe propõe.

É como um jogo de vídeo game, você precisa mudar de fase. E para mudar de fase, você precisa necessariamente concluir a anterior.

E a chance de você fazer isso com sucesso, é encarando a nova fase como se você já a tivesse concluído e vencido.

Saber que novos desafios serão propostos a cada fase da conquista da abundância. Caso isso não aconteça, você terá vida, mas não terá vida com abundância.

Quando você olha pra fase anterior e acha fácil, é porque o desafio que você está vivendo é bem maior.

Aqui vai uma “receitinha de bolo”, encare a fase atual como se fosse a anterior. Olhe para ela como se você já tivesse concluído com êxito. Pense que é fácil e você vai avançar para a próxima.

Você já viu um jovem se sentir velho ou um velho se sentir jovem?

Isso é físico ou emocional? É emocional, sabe porquê? Porque ao invés dele estar focando em passar no vestibular aos 17 anos, ele ainda está lutando para arrumar seus brinquedos. E isso causa cansaço. Quando você não passa de fase na época certa, ou demora tempo demais pra isso.

Quando você vê um pai super protetor, você acha que ele se vê assim? Não. Ele se vê como um pai cuidadoso. Se ele percebesse que é super protetor, ele mudaria. Mas ele não se vê assim.

Assim como um pai (ou pode ser uma mãe, também) autoritário, ele não se vê autoritário, ele se vê como educador.

Um pai ausente, ele se enxerga como trabalhador.  Ele gosta de dizer: Alguém tem que trabalhar nessa casa! Ou, eu estou muito cansado!

Uma pessoa perfeccionista, não se vê assim, ela se vê como organizada. Quer ver, tenta entrar em casa e deixar o sapato rolando na sala e veja o que acontece! É a percepção dela em relação ao valor que ela dá as coisas, em detrimento ao relacionamento com as pessoas. É o mesmo evento com percepções diferentes.

E porque isso acontece? Porque a sua mente sempre tenta justificar com um comportamento ou pensamento positivo, um sentimento negativo.

E quando eu mudo isso? Quando eu busco ajuda para mudar um pensamento que para mim é positivo, mas está me trazendo problemas.

Veja bem, não é mudar um pensamento negativo, porque eu não me vejo errada. É para mudar um pensamento positivo, mas que está me impedindo de avançar.

Mas quem vai fazer isso? É muito difícil… Por esse motivo, na maior parte das vezes, precisamos de Deus. Pois, com Ele conseguimos aumentar a nossa percepção das coisas, com mais facilidade. Porque Ele veio trazer vida e vida abundante.

O que faz a diferença entre as pessoas, é exatamente a sua inteligência e gestão emocional.

É a sua capacidade de encarar e vencer os desafios que se apresentam no curso da conquista da vida abundante.

E nesse entendimento é que criamos um App para te auxiliar nessa tarefa que só é possível na medida que você avança em autoconhecimento.

Se for do seu interesse conhecer essa ferramenta que se chama EuEmBusca. Acesse o site: https://euembusca.com.br e saiba todos os detalhes.

Estamos disponibilizando 7 dias gratuitos para teste, para ficar bem confortável pra você. Ok?

Se você achou esse conteúdo interessante, assine o canal, curte e compartilhe esse vídeo para que possamos alcançar mais pessoas e fazer desse mundo um mundo melhor de se viver!

Eu sou Andrea Dusik, sou Life Coach e será um prazer te ter em nossa companhia.

E lembre-se:

Juntos somos mais fortes e juntos com Deus somos invencíveis!

Andrea Dusik - Analisando suas verdades | Inteligência Emocional | Andrea Dusik

Assiste em vídeo se desejar: 

Analisando suas verdades | Inteligência Emocional | Andrea Dusik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *