É bom sentir raiva?

É bom sentir raiva?

Quando ficamos com raiva de alguém ou de alguma coisa, nosso sistema nervoso assume o controle. O ritmo dos  batimentos cardíacos aumenta, a respiração fica mais rápida e pesada e começamos a suar. É uma reação fisiológica. E seu objetivo é criar uma energia para responder a um ataque real. Ou, até mesmo, imaginário, aumentando o foco e a concentração.

Pessoas com raiva descontrolada podem se tornar perigosas. Desde os filósofos gregos antigos, existe o conceito de “raiva justa”. Eles acreditavam que havia um lado bom na raiva. Era quando a pessoa conseguia direcionar a energia para algo positivo.

Há pensadores modernos que também acreditam que a raiva pode se transformar num motor para pensar e agir de forma produtiva. Desde que seja canalizada corretamente se transformando em força, coragem e determinação.

Raiva 1 300x201 - É bom sentir raiva?

 

Sendo assim, vamos pensar em alguns motivos para controlarmos nossa raiva e direcionarmos este sentimento para o lado positivo.

. Ajuda a conquistar metas – quando sentimos raiva por não conseguirmos aquilo que queremos, isso pode nos direcionar para o rumo certo e eliminar o que está nos impedindo.

. Energiza e ajuda a resolver problemas – olha a reação fisiológica agindo aí!

. Promove autoconhecimento – entender a origem da raiva que sentimos e como agimos quando estamos sob uma emoção forte pode nos ajudar a nos conhecermos melhor.

. Reforça o conceito de justiça e injustiça – é comum sentirmos raiva quando direitos não são respeitados. Ou, quando estamos frente a frente a insultos, desrespeito ou exploração.

. Impõe limites – mostra ao mundo o que agride e você não aceita.

. Estimula a ação se aliada a recursos como resiliência e inteligência emocional.

Tá acompanhando?

. Nos permite entender que agir é diferente de reagir.

. Estimula a sair da zona de conforto – quando ficamos com raiva por termos nossa capacidade julgada de forma negativa, ela pode nos levar a ações que reafirmem nosso valor. Nem que seja para nós mesmos.

. Ajuda a exercitar a paciência e o perdão.

E então? Quando sentir aquela raiva se manifestando, respire, respire e respire.

Pense em como transformar isso em algo positivo. Não seja o Hulk!

Te convido a conhecer a Fórmula “Encontrando Minha Essência”, que desenvolvemos para que você potencialize suas habilidades físicas, emocionais e espirituais. Fazendo com que a sua qualidade de vida aumente e produza mais satisfação e felicidade.

Desejando conhecer mais sobre a Fórmula “Encontrando Minha Essência”, me chame no WhatsApp e marcamos uma sessão para que eu possa te mostrar a sua metodologia, é on-line e gratuita!

Te aguardo e até lá!

cropped Andrea Dusik 300x300 - É bom sentir raiva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.