O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

 

Em função da sua curiosidade, concluo que, em algum nível, você quer se tornar um ser humano melhor. Não importa qual seja a razão:

  • Crescer rápido profissionalmente;
  • Desenvolver relacionamentos positivos e duradouros;
  • Transformações de vida através do aprendizado;
  • Busca de algo maior, mesmo sem saber o que, ou como.

E o meu objetivo à partir de agora é esclarecer essa e acredito que outras dúvidas sobre o que é o processo de Coaching e ir além.

Primeiramente, vamos entender que o Método de Coaching tem como premissa básica levar a pessoa de um estado atual até um estado desejado.

Para isso, ele se baseia em técnicas, ferramentas e estudos especialmente dedicados a entender a fundo como funciona a mente humana, e qual o exato passo a passo para reprogramar o nosso cérebro para que se consiga atingir qualquer objetivo.

Seja ele:

  • Aprender uma nova habilidade;
  • Ser reconhecido em seus contextos sociais;
  • Desenvolver-se profissionalmente;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Relacionar-se de forma sadia e duradoura com amigos, parceiros, filhos, colegas de trabalho e outros.

Ou qualquer outra meta que você pensar.

Essa capacidade de alcançar a excelência é o que motiva cada vez mais pessoas a recorrerem ao Coaching como elemento impulsionador do sucesso.

O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

Inicialmente, a palavra Coaching era usada para se referir aos coches, antigas carruagens, que transportavam pessoas de onde estavam até onde desejavam ir.

Com o tempo, a expressão foi se modificando e, em algum momento na história, passou a chamar-se os professores, mestres e tutores das Universidades americanas de Coaches.

Essa virada aconteceu com Tim Gallwey, que começou a treinar sua equipe de tênis para despertar a alta performance e excelência nas quadras, a partir de habilidades físicas e emocionais.

Ele então começou a aplicar o que sabia em empresas que requisitaram suas consultorias.

Assim, as práticas do Coaching vêm se popularizando no mundo todo para desenvolvimento de negócios, carreiras e vidas.

Coaching - O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

E foi assim que os termos finalmente chegaram à forma como conhecemos hoje:

Coaching

O processo de sair de um estado presente para se chegar ao estado desejado.

Coach

Aquele que guia o caminho de quem passa pelo processo de Coaching através de uma série de indagações pertinentes e ferramentas específicas e muito eficientes.

Coachee

A pessoa que almeja atingir algum objetivo. Ou seja, o interessado em caminhar o caminho!

Você já prestou atenção como os bebês, sendo tão pequenos, são capazes de em menos de 1 ano aprenderem a andar, falar e interagir com o mundo. Eles não são experts no assunto, mas se desenvolvem com muita facilidade. Aprendem rapidamente qualquer habilidade a que são expostos.

Ao longo dos últimos anos, a neurociência se desenvolveu bastante. Ela é focada em entender como o cérebro reage diante dos mais variados estímulos. Este estudo é fundamental para compreendermos como e porque aprendemos e nos desenvolvemos.

Há muitos questionamentos em relação à validade de um processo de Coaching, porque este promete uma enorme transformação em um curtíssimo período.

Entretanto, existe um motivo pelo qual o Coaching gera resultados de forma tão ágil. A explicação está justamente na compreensão de como funciona o processo cognitivo de aprendizagem dos seres humanos e utilizar-se de técnicas e ferramentas que extraiam o máximo deste potencial, utilizando-se o mínimo esforço.

O Coaching, quando realizado por um profissional habilitado, é tão extraordinário somente porque o Coach e o Coachee estabelecem uma relação de confiança real, potenciando os resultados.

O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

Concluindo, o Coaching é um processo que se utiliza de técnicas e ferramentas, cuja eficiência foi cientificamente comprovada, para auxiliar que uma pessoa saia de um estado atual e chegue a um estado desejado.

Diariamente você se depara com situações nas quais precisa tomar decisões. Elas normalmente se alicerçam nas crenças e valores que você traz consigo.

Por esse motivo, existe a necessidade de alinhar seus significados com as suas ações. Também, estar aberta a aprender e conhecer novos pontos de vista. Moldar e modelar suas atitudes rumo ao resultado que você deseja para a sua vida.

Quando falamos em alta performance, inteligência emocional, autoconhecimento, realização, missão de vida e assuntos dessa natureza, automaticamente estamos falando de pessoas, de realidades únicas, de tempo específico, de momento adequado e de determinação individual.

Pois, quanto mais nos conhecemos, mais nos curamos e mais nos potencializamos.

Como os bebês, temos que continuar desenvolvendo nosso cérebro e aprendendo a nos aperfeiçoar tal como fomos criados. A essência do ser humano é inteligente e equilibrada. Temos que dominar e jamais sermos dominados pelas nossas debilidades. Reconhecê-las e desenvolver antídotos para combatê-las e para avançar sempre!

Juntos somos mais fortes!

Juntos com Deus somos invencíveis!

Andrea Dusik - O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

 

GE instagram - O que é Coaching? Você também gostaria de saber?       Clique AQUI para conhecer nosso Instagram!

GE Whatsapp - O que é Coaching? Você também gostaria de saber?

     

    AQUI acesse nosso WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *