Saiba como controlar a ansiedade com técnicas de PNL

Saiba como controlar a ansiedade com técnicas de PNL

A ansiedade é um dos problemas que atinge a grande maioria dos brasileiros. Ela é um estado emocional e pode ser amenizado, sim, com técnicas de PNL. O que precisamos avaliar, na verdade, é quais são os gatilhos que disparam a ansiedade em nossa mente.

É possível controlar a ansiedade com técnicas de PNL?

Ouça em Áudio, se preferir:


Esse ponto é chave. E para começar a conhecer esses gatilhos, precisamos nos fazer algumas perguntas que são importantes e que nos revelarão provavelmente a origem da ansiedade.

Eu conheço a causa dessa ansiedade?

O que eu penso no exato momento em que me percebo ficando ansiosa?

Tenho consciência que a ansiedade é o medo de algo que imagino que vai acontecer no futuro? Que medo é esse? Medo de que?

Você sabe o que precisaria acontecer para a ansiedade desaparecer?

O que você diz pra você mesma quando está com ansiedade?

Quais são as reações produzidas no seu corpo por conta da ansiedade?

Essas e muitas outras perguntas podem te ajudar a encontrar a origem da ansiedade e o que desencadeia esse processo.

Quando você desvenda isso, então você precisa praticar alguns exercícios para mudar a sua programação mental que dão origem ao estado de ansiedade.

Ansiedade e PNL

Nessa altura, você já deve saber, que a nossa mente consciente é 5% de nós e os outros 95%, estão no subconsciente e inconsciente juntos.

Nosso cérebro é como um processador. E trabalha armazenando dados e experiências. Por esse motivo, precisamos reprogramá-lo para termos resultados diferentes. Até porque o cérebro não diferencia o que é real do que é imaginário.

Nosso cérebro precisa de uma linguagem diferente para mudar a percepção das coisas.

Um exemplo simples disso, quantas coisas você gostava quando menor e hoje não gosta mais. Quanta comida você gostava e hoje não come mais porque não te agrada? Você provavelmente teve algumas experiências diferentes que te fizeram mudar de opinião. Uma pessoa que você gostava e hoje não te faz bem, ou o contrário.

Ou seja, seu cérebro recebeu informações diferentes em relação a elas e você mudou. De uma maneira bem simples, você pode perceber que você muda o tempo todo porque você recebe informações novas o tempo todo.

EuEmBusca6 - Saiba como controlar a ansiedade com técnicas de PNL

 

Saiba como controlar a ansiedade com técnicas de PNL

Vou te mostrar agora uma outra situação bem interessante:

Imagine que você vai para a faculdade todo o dia pelo mesmo trajeto. Você vai a pé pelo caminho, pensando em mil coisas legais e bem feliz. Faz isso por muito tempo, e está tudo certo.

Um belo dia, alguém te conta que sua amiga vou assaltada exatamente naquela esquina que você passa todo o dia. E foi tão assustador, que além da bolsa, o bandido ainda a agrediu fisicamente. Ela ficou traumatizada.

Você ouve isso e com certeza no dia seguinte quando você fizer o caminho que habitualmente faz todo o dia, será diferente. Inevitavelmente você terá muito medo na hora que passar na esquina. Ficará olhando para todos os lados. Prestará atenção a todos os barulhos e o pavor será real. Você nem vai lembrar que fazia esse caminho com muita tranquilidade e alegria, sem medo algum.

Na verdade, não aconteceu com você, nem você viu nada. Mas a informação recebida já foi suficiente para mudar completamente o seu estado.

Isso mostra que é possível mudar completamente a sua programação cerebral, mudando a informação que você oferece a sua mente.

Outro ponto importante a observar, é o seguinte. Enquanto eu estava narrando os fatos você foi criando imagens na sua mente das situações que você estava ouvindo. E são as imagens ou as histórias e metáforas que sua mente inconsciente registra e armazena.

Você não viveu aquela situação, mas você registrou a imagem e pôs muita emoção naquilo, ao ponto de mudar sua maneira de encarar a realidade novamente.

Então, um exercício simples e muito eficiente a se fazer quando você se vê ansiosa ou começando a entrar no processo, é parar e pensar no gatilho que dispara a ansiedade e mudar sua imagem mental em relação aquilo.

Imagine que você está muito ansiosa por conta de uma entrevista de emprego que você precisa fazer. Que é o sonho da sua vida trabalhar naquela empresa e que só terá aquela chance! Quando mais a hora se aproxima mais você começa a bloquear por conta da ansiedade. Quanto mais você se prepara ou pensa nela, mais enlouquecida você fica.

Como controlar a ansiedade

O que fazer para mudar esse quadro?

Em primeiro lugar pare e respire fundo várias vezes. Se posicione no tempo presente. Foque no seu estado atual. Pense agora que você já fez a entrevista e que deu tudo certo. Que você foi aprovada e que você está comemorando com toda a sua família e amigos a sua grande conquista. Sinta o abraço e a alegria das pessoas por causa da sua excelente performance profissional. Perceba o gostinho de vitória dentro do teu peito. Curta cada momento dessa vitória. É extraordinário!

Pode ser que você precise repetir várias vezes esse exercício por não conseguir colocar uma emoção muito intensa na sua criação. Quanto maior for a intensidade e a vivência da realidade criada pela sua mente, melhor será o resultado.

É um exercício como outro qualquer. Na prática e na repetição está a alta performance. Vencer o bloqueio da entrevista e viver o resultado atingido por conta da sua qualificação para tal.

Bom, espero que tenha te ajudado. E que não fique só como mais uma informação.

Pratique a ressignificação dos seus sentimentos e emoções. Pratique mesmo! Você vai ver a diferença, sem dúvidas.

Criamos um App para te ajudar com essas técnicas e muitas outras. Seu objetivo é te fazer crescer em auto conhecimento e gestão emocional. Para saber mais sobre ele CLIQUE AQUI!

Juntos somos mais fortes e juntos com Deus somos invencíveis!

Andrea Dusik - Saiba como controlar a ansiedade com técnicas de PNL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *